Não tenho Facebook, não tenho Instagram, não tenho TikTok, não tenho Snapchat.
Todas as vezes que alguém pergunta “Mas por quê você não tem redes sociais, TMAZ3?” a minha resposta é “Porque me interesso muito pouco pela vida dos outros. Prefiro cuidar da minha.“
Não sei exatamente como as pessoas recebem essa resposta, se me acham rude, se acham que estou dando alguma lição de moral, que estou fazendo julgamentos, ou tudo isso junto. Porém essa é a resposta mais curta que encontrei para não prolongar o assunto. (O que nem sempre funciona, é verdade, pois a curiosidade humana não tem fim.)
Pensando em uma resposta mais completa, eu diria que existem muitas vantagens em não se ter redes sociais. Entre elas:
Evitamos comparações
Sem redes sociais torna-se mais difícil comparar nossas vidas com os melhores recortes da vida dos outros. (Recortes que muitas vezes são fakes, por sinal.)
Diminuímos as distrações
Quem nunca pegou o celular e passou horas rolando o feed sem perceber o tempo passar? O quão produtivo esse período foi?
Diminuímos a exposição a conteúdos inúteis/nocivos
Sabe aquele produto chinês que todos estão comprando e você está quase convencido que também precisa comprá-lo? Ou daquele vídeo em que uma pessoa agride e mata o vizinho por algum motivo fútil? O quanto você realmente precisa desse produto? O quanto você precisa realmente assistir a um assassinato?
Conhecemos as pessoas de forma verdadeira
Na rede social a pessoa se vende como educadora financeira, ensina a como guardar dinheiro, a montar metas, definir prioridades. Na vida real é compradora compulsiva, compra tudo que aparece na frente, parcela a fatura do cartão, esconde a dívida do marido. Qual dessas duas versões você prefere conhecer? (E sim, eu conheço uma pessoa assim.)
Então, por todos os motivos listados acima, até o momento, eu não tive vontade de voltar a possuir redes sociais. (Deletei o meu Facebook há uns 10 anos. As outras redes citadas eu nunca tive.) E foi por isso que resolvi voltar a blogar. (Depois de 10 anos também afastado dos blogs). Aqui eu escrevo, publico e não preciso ficar preocupado com feed, com likes e nem com seguidores. Até os comentários podem ser desativados, funcionalidade que por ora permanecerá ativa.
Nota importante: Para ser completamente sincero, eu possuo sim um cadastro em uma rede social: no Twitter. Com 0 postagens, 0 seguidores e 0 seguidos. Uso basicamente as listas para acompanhar assuntos que são do meu interesse: basquete, finanças, privacidade e notícias locais.
Deixe um comentário